domingo, 20 de janeiro de 2013

Hemograma - Pré Operatório - B12

Quando comecei a pensar na bariátrica no final de 2011, descobri que tinha anemia e baixo B12. Fui 'desistindo'(tema para outra hora) e tive que fazer um tratamento para anemia com 8 sessões de 2 ampolas endovenosas cada e 1 injeção de citoneurim. Após esse tratamento, minha anemia ficou ok, mas a B12 continuou baixa. A hematologista passou mais duas injeções de citoneurim, a segunda depois de 3 meses. Ainda não chegou no prazo de eu tomar a segunda e fiz o hemograma para a bariátrica novamente.
Hoje peguei o resultado do hemograma pré operatório. Aparentemente está quase tudo dentro da normalidade, exceto a B12. 
Meu índice deu 174 e as taxas de referência estão entre 211 e 911.
Será que esse índice é impeditivo para fazer a cirurgia? Alguma de vocês operou com índices assim?

Segunda vou levar esse exame para a avaliação de uma endocrino. Será que se eu dizer que já tomei duas ano passado e que falta eu tomar a terceira ela vai ficar com medo de me dar o laudo considerando um problema muito grave?

O negócio é me entupir dessa tal de cavala.. vejam abaixo..




Alimentos que têm vitamina B12

Escrito por Doug Desjardins | Traduzido por César Campos

A vitamina B12 é uma das oito vitaminas B e tem um papel importante na produção de glóbulos vermelhos e no funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Idosos e pessoas com certas condições que inibem a absorção de B12 do alimento podem sofrer de deficiência desta vitamina e de anemia, por isto é importante que comam alimentos ricos em vitamina B12 como os listados abaixo.

Frutos do mar
Muitos tipos de frutos do mar são ricos em vitamina B12. Mariscos e moluscos estão no topo da lista de alimentos e contêm uma média de 98 microgramas de B12 em cada porção de 100 gramas. Octopus também é muito rico em B12 mas contém apenas um terço da quantidade encontrada em mariscos e moluscos. Sopa de mariscos é também uma boa fonte de vitamina B12.

Aves
A carne de peru contém 58 microgramas de B12 em cada porção de 100 gramas, tornando-se uma fonte rica desta vitamina. Carnes de ganso e de pato também são boas fontes de B12 e contêm quantidades semelhantes as encontradas no peru, embora um pouco menos.
Carnes e fígado
A maioria das carnes são fontes ricas em vitamina B12 e devem fazer parte de qualquer dieta planejada para quem tem uma deficiência. A carne de cordeiro está no topo da lista das que são ricas em B12, seguida pela carne bovina e de vitela. Qualquer tipo de fígado também é um bom complemento para uma dieta de B12, fígados de cordeiro e de vitela são riquíssimos em vitamina B12.

Laticínios
Praticamente todo o tipo de leite é rico em vitamina B12, e a porcentagem da Dose Diária recomendada (RDA) é normalmente listada na lateral da embalagem. A maioria dos ovos, especialmente ovos de ganso, são ricos em B12 assim como a maioria dos iogurtes.

Cereais
Muitos cereais do café da manhã são ricos em vitamina B12, particularmente aqueles com farelo de trigo e fibra. Os melhores são sucrilhos de milho, farelo de trigo com fibras ou o tradicional e cereais integrais.

Peixe
A maioria das espécies de peixes é rica em B12, mas algumas contêm muito mais que outras. No topo desta lista está a cavala, que contém 307% do recomendado diariamente em uma porção de 100 gramas. Arenque, atum, bacalhau, sardinha, salmão, truta e anchova também são boas fontes de vitamina B12. Uma porção de qualquer um destes peixes fornecerá mais de 100 por cento da quantidade de B12 que você necessita em um dia.

Fonte: http://www.ehow.com.br/alimentos-vitamina-b12-sobre_6462/


2 comentários:

mineira decidida disse...

Olá,obrigada pela visita no meu blog!!flor não fica preocupada com a opinião do médico, agora!!!!relaxa que vai dar td certo!no momento certo!neste momento tenta se alimentar com a maior quantidade possível de vitaminas b12,aos poucos vc consegue vencer esta carência ,to torcendo por tiiii!!!!!

Nayara disse...

Também tô quase anêmica, tive um problema decorrente a cistos no ovário que me fizeram menstruar por 3 meses.
Fui doar sangue e não pude.
Tomara que até minha cirurgia esteja tudo normalizado.
beijoas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...