quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dieta Líquida - Estratégias

A minha dieta líquida tinha a seguinte programação:

20ml de líquido de 5 em 5 minutos.

Como perguntou uma menina da internet: "assim eu não vou fazer mais nada da vida!". É, não vai mesmo. DICA 1: A primeira recomendação é ter pessoas maravilhosas, dispostas e carinhosas como minha família. Eles ajudam muito (tudo). Porque às vezes a gente não quer tomar, vai distrair a cabeça na internet e esquece.. está com dores para levantar e ficar esquentando, enfim..

DICA 2: O meu segundo aliado foi um timer. Você já deve ter visto nessas lojas de artigo para casa uns bichinhos em forma de galinha, vaca, enfim... vc gira, tipo, a cabeça dando corda e coloca em um determinado tempo, no caso, os 5 minutos. E quando acaba, ele apita; hora de tomar o líquido.
Meu marido achou apenas dois formatos de timer: um hamburger ou uma bola de futebol. Por motivos obvios, é a bolinha que me acompanha dia e noite. Quando tocava, já aparecia um copinho para eu tomar.
No começo estranhamos pois ela apitava muito alto e assustávamos, muito engraçado. Mas na sequência descobrimos que era só dar menos corda. Sem ela, tínhamos que ficar neuróticos no relógio pois 5 minutos passa muito rápido. Segue foto da minha companheira para que eu nunca me esqueça dela:

DICA 3: Meu cirurgião, o Dr Renato Massaro Ito do Instituto Garrido, recomendou o uso de proteína para amenizar a queda de cabelo e a perda de massa muscular muito drástica. Comecei a tomar no 4º dia. Ele deu 4 opções e eu pesquisei muito com minhas colegas da internet pois a fama dessas proteínas é péssima, de um gosto horrível. Meu alvo era aquela que descesse melhor, por isso pensei na líquida, mas a fama dessa é ainda pior, dizem que é horrível. E eu teria que tomar 450ml por dia. É demais, seria torturante.
Comprei Whey Protein Isolada Hidrolisada sem açucar sabor baunilha. Eu sei que baunilha é um sabor, muito blé.. mas eu confiei na dica da Lu Spindola. Pedi para meu marido experimentar dissolvendo na água e na água de coco e me desse só a que fosse melhor para não traumatizar. Gente, quem tem que tomar essa proteína, eu recomendo essa receita. Ficou muito bom, quase gostoso. Eu gosto bem geladinho, quente é meio tenso.
DICA 4: Essa proteína fica é meio melada (grudentinha). Então quando eu tomo, eu dou uma mastigadinha nela. Como os dentes grudam, não dá uma impressão de completa idiotice. É bom e vc engana o cérebro. Aquela vontade maluca de mastigar, eu não tive graças a essa tática com a proteína e o iogurte.

DICA 5: Andar. Como já contei aqui, assim que voltei do centro cirúrgico já me colocaram para andar. E segundo o médico, mesmo com a meia, as injeções de Clexane, o meio mais eficaz de evitar a embolia pulmonar (trombose) é andando. Então eu tinha que dar no mínimo 4 voltas na ala do hospital a cada 40 minutos. É lógico que eu preferia poder ficar o dia inteiro encolhidinha na cama, mas não podia de jeito nenhum e com os gases, às vezes eu ficava mesmo melhor andando que sentada. Como na videolaparoscopia os médicos inflam nosso abdome com gases para ter espaço, depois nosso maior incômodo são eles. Dr Renato me informou que o risco de embolia dura de 15 a 20 dias. Claro que em casa o ritmo diminuiu, mas eu caminhava pelo menos 30 minutos por dia pro final e de 2 a 3 vezes no dia no início. Meu pai super fofo colocava o tênis em mim, pegava minhas garrafinhas e andávamos. Às vezes menos quando a dor era muita (a bendita fisgada no lado esquerdo). Vejam que lindo:

Atenção para a bolinha aparecendo na foto acima. Sempre conosco. 
Com o passar dos dias fomos aprimorando essa técnica e quando saíamos para andar ele colocava minhas garrafinhas (de vitamina e água) em uma bolsa térmica e andava ao meu lado me dando o copinho de 5 em 5 minutos. DICA 6: Como eu gosto de tudo muito geladinho, ele comprou saquinhos de chup chup (geladinho), e colocava com água congelada dentro da bolsa térmica. Tudo fica muito geladinho, além de ser um carinho. Merece foto:



Meu cardápio:
Gatorade: antes de operar, acho que eu preferia o de limão, e foi esse sabor que deram no hospital, mas eu enjoei e nem quero ver na frente. O de uva, tomei pouco pq achava muito doce (?). Foquei mesmo foi no de maracujá (DICA 7). Foi o sabor que mais tomei, mas não foi o líquido que preferia.

Água de coco: sempre gostei. Todo dia eu tomava um golinho para beber meu omeprazol diário de todas as manhãs (já que não consigo tomar comprimido com água - e olhe lá!). Tomei a de caixinha e tb a natural. Só que a natural tem que tomar muito cuidado pois vem farpinhas de coco. Por isso coávamos várias vezes e passávamos duas vezes no coador de café (DICA 8). Para seguir a tradição, eu tomava com ela o Pariet de manhã (o protetor gástrico que o médico passou por 56 dias). Não se preocupe, até eu que tenho FOBIA (de verdade) de comprimido tomo numa boa, é minúsculo.

Gelatina: comi alguns potinhos, mas não adianta eu e a gelatina.. não rola química.

Caldo: o do hospital = blékt. O da minha mãe maravilhosa = yami! Ela fez, com todo carinho, a o caldo de músculo com alho poró, uma cenoura grande..(receita do médico) e coou um milhão de vezes. Uma delícia como só coisa de mãe. DICA 9: o alho poró da um gostinho muito especial e eu tomo fervendo.

Leite: nunca gostei de leite, mas dadas as circuntâncias foi um amigo. Comprei o Molico Desnatado Mais Cálcio e tomava com o adoçante Linea.

Iogurte: comprei o iogurte Molico mais cálcio light de morango. Diluía na mesma proporção com leite e tomava trincando de gelado, hummm.. DICA10: Até fizemos uns gelinhos para chupar, mas fiquei com neura de engolir um pedaço do saquinho e achei muito gelo. Preferi gelado mesmo, eu deixava no freezer em um copo de alumínio e pegava de 5 em 5 minutos.

Sucos: não investi muito nessa idéia. Os de caixinha, tentei o de uva e achei muito doce. Só fiz um dia o de melão natural que minha amiga Eliane tinha recomendado, é OK.

Água: por mim eu beberia quase apenas água. O duro é tomar de pouquinho quando se está com muita sede. Mas eu evitava ficar tomando muito tempo para não deixar os outros itens de lado. Mas não deixe de tomar, pois nossos rins precisam dela. Imaginem filtrar todo esse gatorade? DICA 11: sua urina tem que ficar clarinha. Se estiver muito concentrada ou indo poucas vezes ao banheiro, está bebendo pouco líquido. Atenção a isso também nessa fase.

Proteína que já descrevi acima.
Eu tento beber o proteína o mais no início do dia possível, especialmente quando andava. Com os dias aprendi a dissolvê-la em menos água de coco (uns 3 dedos abaixo do rótulo da garrafinha de gatorade) porque senão, de copinho em copinho, ela não acaba nunca. 

Para dormir. No hospital me disseram que não poderia dormir de lado e sim o mais sentada possível. Que legal, né? Bom, no hospital é fácil pq a cama reclina. DICA 12: Em casa não teve jogo pq a minha cama tipo box afundava demais e, a gente não percebe, mas fazemos vários abdominais para nos acomodar nela. Fui para o sofá e colocamos um milhão de almofadas, edredons, toalhas e até pufes para ficar bem alto, colocava apoios para os braços ficarem acomodados e até para inclinar a cabeça pois eu ficava acordando com ela pendendo para os lados. Meu amor forrou edredons no chão e dormiu lá na sala me vigiando, lindo, lindo. Eu tirei uma foto, mas nessa ocasião a minha cama não estava montada para dormir, a gente estava a transformando na versão cadeira (com apoio para os pés), mas só para terem uma idéia, a foto:

Depois de uma semana mandei email para o médico e ele me liberou dormir de lado, foi um alívio pois eu estava sofrendo não poder virar de lado e ter que ficar o tempo todo (sentada ou deitada) com barriga para cima. Ainda doía um pouco no começo, mas com muitos apoios de travesseiros, deu certo.

O número 2:
Antes de operar, sempre vi todo mundo falando que ficava com o intestino preso por dias /semanas, etc. Levei um susto quando no segundo dia de operada tive diarréia e fui 7 vezes na casinha, rs. O médico disse que é normal pois o antibiótico tomado na veia tem esse efeito e que após a intervenção, algumas pessoas ficavam ressecadas, outras liberavam e que isso ia normalizar. Confesso que duvidei um pouco, mas deu certo. Disse que após a cirurgia o comportamento do intestino tende a não mudar tanto. A vida toda sempre precisei de remédios para ir ao banheiro pois ficava longos períodos e quem me salvou foi a internet no celular. Na adolescência, um médico tinha me dado essa dica, mas era muito difícil segui-la  e controlar a ansiedade. Ele dizia que, mesmo se eu não conseguisse, todo dia ficasse um tempo na privada no mesmo horário. Após muitos anos, com a internet no celular e a preguiça matinal.. eu ficava com preguiça lá um pouco e começou a funcionar. E minha vida mudou: intestino regulado. Agora na dieta líquida estou levando isso super a risca com medo do intestino não funcionar. Média: dias intercalados e às vezes seguidos de alguma sujeirinha. Compreensível devido o pouco resíduo.  Pessoal, para mim essa é uma dica de ouro (DICA 13).

Vou parar para o post acabar, mas vou incluir mais e mais detalhes adiante. Espero quem está entrando nesse barco.



7 comentários:

Isac Aires disse...

otimo relato, eu usei o celular como marcador do tempo entre os copinhos...
Aguardo sua visita no meu Blog e Vlog onde conto tudo sobre minha Cirurgia Bariátrica (Gastroplastia ou Redução de Estômago).
|Blog| http://isaclourenco.blogspot.com.br/
|Vlog| http://www.youtube.com/100observacoes
|Facebook| http://www.facebook.com/isacairescirurgiabariatrica
|Twitter| https://twitter.com/IsacAires_
|Instagram| http://instagram.com/isacaires
|Email| isacaires@gmail.com

Suziane Burguez Proença disse...

ótimas dicas, isso vai facilitar a vida de muita gente.
Que marido ótimo vc tem, isso é tudo de bom. O meu também foi assim, e é até hoje, me ajuda em tudo, e ficou o tempo todo me fazendo mimos na recuperação.
Somos abençoadas por termos famílias assim maravilhosas que nos apoiam em tudo. Meu médico disse que sem esse apoio ele prefere nem operar, pq disse que a recuperação de quem não tem apoio não é a mesma coisa!!!
Continuo aqui na torcida por vc, bjuuuuuuuuuuuuuuus.

Viviane Lucia disse...

Oi Flor eu também passo no instituto Garrido mas o meu médico é o Dr Henrique, adorei as dicas muito bom.
Tenha uma otima recuperação.


tenho um blog tbm
www.nomundodavivis.blogspot.com

um grande beijo.

Mayra Fernanda Leite disse...

Oi. Espero que esteja tudo correndo bem, notei que deu uma sumidinha mas imagino como a vida muda. Estou te seguindo agora se der passa no meu também:abuscapelosonho.blogspot.com.br
Estou entrando nesse mundo agora já tenho alguns laudos em mãos, como estou passando com o Dr. Renato Ito do Instituto Garrido também gostaria de saber oque você achou dele se puder me mande um e-mail falando oque puder.
Ficarei muitíssimo grata pela ajuda.

Parabéns pela vitória...

Mayra Fernanda Leite disse...

Oi. Espero que esteja tudo correndo bem, notei que deu uma sumidinha mas imagino como a vida muda. Estou te seguindo agora se der passa no meu também:abuscapelosonho.blogspot.com.br
Estou entrando nesse mundo agora já tenho alguns laudos em mãos, como estou passando com o Dr. Renato Ito do Instituto Garrido também gostaria de saber oque você achou dele se puder me mande um e-mail falando oque puder.
Ficarei muitíssimo grata pela ajuda.

Parabéns pela vitória...

vidadecasadaa disse...

Oie, eu usava meu celular pra alertar tbm... Mas o meu era 50ml a cada meia hora... Meu marido tbm me ajudou muito!! Bjos

Thaty Botanical Slimming disse...

Olá,

Emagreça de 4 a 10kg por mês.

Inibidor natural original,peça já o seu nesse link:
http://todaoferta.uol.com.br/comprar/botanical-slimming-meizitang-strong-version-COQNSSZKHR

Frete Grátis.

Qualquer duvida, entre em contato:
botanical.jlle@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...