terça-feira, 25 de outubro de 2011

Corpo e Empregabilidade

Eu trabalho com RH e faço contratações. Nas minhas férias, minha chefe selecionou secretárias para o diretor geral (o nº1 da empresa) porque a dele vai sair. Excelentes currículos, postura e comunicação.
Hoje veio o feedback que ele deu das entrevistas e minha chefe me repassou objetiva: "não adianta, para ele tem que ser BONITA E GOSTOSA! Ele quer ficar mostrando para todo mundo."

Sinto-me fracassada como mulher, humilhada como gordinha.

Eu escreveria um pequeno tratado sobre machismo, sobre mulheres se impondo, mulheres se submetendo (e eu costumo fazer isso com frequência), mas hoje quero manter a temática do blog e falar só de um aspecto.
Penso em quantas coisas esse porco não pensou ao me olhar. É claro que eu tenho minhas convicções e não quero me comparar à secretária dele que corresponde à essa demanda. Mas por mais que eu seja racional, profissional ou qualquer outra coisa.. vcs hão de convir comigo: não dá para ignorar isso e não ficar mal ao saber como te desqualificam, julgam, humilham, fazem chacota com o seu estado... estado que nem você gostaria de estar.

Infeliz e lamentavelmente não foi a primeira, e sei que não será a última vez.

12 comentários:

Dessa =o) disse...

Não se sinta fracassada, vc tem muitas qualidades com certeza. Qnt a estar gordinha é algo q se pode mudar e estamos aki pra isso nao é mesmo?! Bjusss

A Fim de Viver disse...

Dessa, muito obrigada! Fiquei muito contente com suas palavras!
=*

Unknown disse...

Tive uma época que estava procurando emprego. Sempre chegava até a última etapa dos processos e de repente eu era limada. Tenho 2 faculdades, morei no exterior, falo 3 línguas... Mas sou gorda... E provavelmente eles devem achar que sou desleixada, sem força de vontade e tudo mais...

*Marli* disse...

Visitando seu cantinho, gostei muito do seu post, da clareza!
Creio que esse pensamento assola as mulheres no geral; peso, idade. cor etc...
só ser capacitada não basta,
Bah!

Muita força pra ti!

samysam disse...

Olá querida. Obrigada pelo carinho no meu cantinho. Adoro ver gente nova por lá. Fiquei feliz em saber que meu post te incentiva a continuar com esse sonho.
Agora comentando o seu post, que bela chefe vc tem heim? Queria uma dessa não.
Amiga, relaxa. Pra que ser subalterna de alguém que só se importa com a aparência e não com a sua capacidade? Pra mim, não vale a pena.
Concordo com vc. Ficaria mal tb. Mas se eu fosse vc me concentraria na cirurgia e nas possibilidades. Se eu ainda tenho medos? Muitos. Mas meu ângulo de visão hj é outro. Comer pouco é só um pequeno detalhe entre os benefícios que a cirurgia me proporcionou.
Já escrevi demais né? hehehehe
Mas vou estar por aqui sempre que der. Se precisar de algo, já sabe onde me encontrar.
Bjus e força na peruca. ^^

Lu Navarino disse...

Faço minha suas palavras....com certeza um dia na vida dele isso vai pesar...pesar sim de outra forma...quando precisar de mulheres inteligentes!!!! Grande beijo querida

Unknown disse...

É uma situação lamentável e vergonhosa no entanto, é algo que acontece rotineiramente, somos avaliadas não apenas pelas qualificações profissionais, mas também pelo físico.
Ser mulher no mercado de trabalho é muito difícil e ainda dizem que as condições são iguais independente do sexo...ah tá!!!
bj

naty disse...

Infelizmente é a realidade desse mundo cruel que vive de aparencia. Mas não se sinta fracassada, se sinta forte pq temos que matar um leao por dia principalmente qd se trata de preconceito.
bjos

Dani disse...

Amei seu blog e a forma como vc aborda os assuntos! Essa história que vc nos contou hoje, só confirma o que nós sentimos na pele!
Com certeza voltarei mais vezes! bjs

Valquiria disse...

Oi amiga!
Em 1° lugar quero agradecer e retribuir todo seu carinho e comentario no meu blog, adoro suas sábias palavras!Posso te linkar?!E segundo que tb trabalhei numa empresa e viviam de chacota comigo por eu estar gorda, realmente eles visam mais corpo do que cerebro e raciocinio, infelizmente, é duro viu?!Parece que o mundo não foi feito pra gordinhos(as), as pessoas se perderam no caminho e esqueceram os verdadeiros valores!
beijos no seu coração,
Val sleevada

Claudinha disse...

Poxa amiga que chato! Mas isso vai mudar , assim como nosso peso, mudaremos também nossa postura diante desses acontecimentos! O que não podemos ser é "CONFORMADAS" com essa situação, e isso nós não somos!!!!!! Mudança de vida Já!!!! Bjos

Juju Cachos disse...

Oi linda! Sobre se sentir assim, a vida é assim mesmo, vc tem de resolver por dentro e por fora tb! fique calma, reflita sempre, tudo pode mudar!!! sobre pagar a coparticipação do convenio, é caro, mais imagine o q vc vai economizar com comida, roupas para gordinha que é mais caro(imagine que pagava pelo menos R$10,00 em uma calcinha, e achei pela metade do preço uma tamanho G), pense nisso! Boa sorte e to te seguindo, bom fds!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...