domingo, 23 de março de 2014

1 Ano de Bariátrica - Agradecimento e Orgulho

Essa semana eu completei 1 ano de cirurgia bariátrica. Nesse tempo, TANTAS coisas que eu gostaria de falar.. mas vou dividir apenas em dois momentos.

1) Em um breve email que mandei para as pessoas mais próximas que podem ser contadas nos dedos de uma mão que estiveram ao meu lado..

Há exatamente um ano atrás, acho que foi a noite mais tensa da minha vida. Eu não conseguia pronunciar uma palavra sem começar a cair no choro. Que decisão difícil! Até hoje quando paro pra pensar, mal consigo acreditar que fui tão corajosa. Mas consegui ser, tenho orgulho. 

Tenho gratidão à vocês, por existirem. Só por saber que estavam lá comigo em corpo e coração, me bastava. O resto era comigo. Acho que retribui fazendo minha parte.
Nesse um ano de vida nova, de tantos desafios e superações que jamais pensei ser capaz de transpor, eu me esforcei todo santo dia. E vocês continuaram comigo: ajudando, tendo medo, ficando felizes, acertando e errando _exatamente como fazemos quando amamos alguém. Obrigada por me amarem. Tenham certeza que esse amor é retribuído com todo o meu ser.

O desafio não acabou, mas obrigada por me permitirem continuar contando com vocês nessa nova fase que se inicia. Com novos medos, novas alegrias, fraquezas, conquistas, obstáculos... continuo precisando da presença de vocês. Poderia escrever um livro sobre tudo isso mas por enquanto, hoje, gostaria só de dizer com todo o meu amor: MUITO OBRIGADA!

Eu te amo!

2) Se fosse para eu escrever um texto, provavelmente seria muito próximo de um texto muito bem escrito e sentido por uma amiga que a cirurgia me trouxe. À Juccy Sales, que fez o belo e sábio texto abaixo, todos os créditos. Aliás, também é resultado das nossas inúmeras conversas e desabafos sobre tudo isso..

Hoje é dia de celebração, comemoração e reflexão...Hoje completo 1 ano de 
gastroplastia/cirurgia bariátrica/redução de estômago.

Muita coisa mudou nesses 365 dias e todo mundo pode acompanhar o “milagre que a cirurgia fez comigo”. Passei o ano falando das minhas vitórias e mostrando as fotos das conquistas e das surpresas. Parar de usar remédio pra controle de pressão, cruzar as pernas, usar rou
pas de lojas comuns, passar na catraca do ônibus, subir escadas e tantas outras coisas lindas que vivenciei nos últimos meses. Mas hoje queria aproveitar o dia pra abordar a compreensão deturpada que é construída em torno da gastroplastia e de quem recorre a ela. Aproveitar para alertar que não se trata de uma solução milagrosa, e, definitivamente, não é o caminho mais fácil. 

A cirurgia me deu um estômago pequeno e um intestino que absorve menos. Eu quero destacar aqui o que cirurgia não me deu, o que ela não fez por mim:

1) A cirurgia não mudou meu paladar. Não me fez experimentar verduras e frutas que antes me arrepiavam de nojo. A cirurgia não fez alface, pepino, pimentão, acelga, couve e tantos outros me parecerem deliciosos...Aprender a comer novos alimentos depende de mim!!!

2) A cirurgia não mudou meu jeito de ir ao supermercado. Ela não faz as melhores escolhas de produtos. A cirurgia não lê todos os rótulos de alimentos e identifica e negocia o meu corpo precisa e o que minha cabeça deseja. Escolher depende de mim!!

3) A cirurgia não me acorda às 5h da manhã pra caminhar. Não me faz preferir escadas a elevadores. Não me faz escolher caminhos mais longos ou percorrer algumas distancias andando em vez de ir de ônibus. Me mexer depende de mim!!!

4) A cirurgia não me faz seguir as recomendações da equipe multi que me acompanha. 

5) A cirurgia não me impediu de consumir açúcar, fritura, refrigerante, alimentos gordurosos, a maioria dos embutidos, enlatados e artificiais nesses 365 dias...Resistir depende de mim!!!

6) A cirurgia não perde tempo estudando cardápios e negociando a produção de pratos que os restaurantes, lanchonetes e bares estão acostumados a servir sem considerar qualquer orientação nutricional. Isso depende de mim!!

7) A cirurgia não monta meus pratos com a quantidade e qualidade adequadas pra minha necessidade. Isso depende de mim!!

8) A cirurgia não me faz respeitar os horários de alimentação. Isso depende de mim.

9) A cirurgia não leva potinhos com comidas possíveis pros lugares e eventos onde não há opções saudáveis. Isso depende de mim!!!

10) A cirurgia não diz NÃO às ofertas, aos convites e escolhas não saudáveis. Não me faz negociar comigo mesma os desejos e as renúncias. Isso depende de mim!!!

11) A cirurgia não me faz mastigar do jeito certo pra em 365 dias eu nunca ter entalado ou vomitado como é comum com os gastroplastizados. Isso depende de mim!!

12) A cirurgia não me lembra de tomar as vitaminas diariamente, fazer exames periódicos e frequentar os especialistas necessários. Isso depende de mim!!!

A cirurgia me ajudou a emagrecer, me ajudou a deixar de ser OBESA de acordo com o IMC que passou de 51 para 22.5. Me ajudou a ter ganhos incalculáveis na minha qualidade de vida. Mas a cirurgia não me fez deixar de ser o que eu era, de pensar como gorda e de querer agir como gorda. Eu me tornei gorda aos 7 anos e luto contra isso há mais de 20 anos. Muitos acompanharam este percurso. Seguramente a cirurgia foi e continua sendo um marco na minha vida, mas ela não fez um milagre em mim. As escolhas que eu preciso fazer diariamente são MINHAS e não são fáceis. Não mesmo. Não se chega aos 137kg do nada. Eu tinha e continuo tenho uma doença. Que agora, a muito custo, está sob controle. Não colocar o mundo (em quantidade e qualidade) dentro da boca não é natural pra mim. Requer esforço e negociações internas inesgotáveis. Me empenho pra que isso se torne o mais natural e tranquilo possível, mas não me iludo e me mantenho alerta sempre. 

Atravessar o marco de 1 ano assim saudável, leve, gostando do que vejo e de como me sinto é lindo. Ter podido compartilhar esse período de descobertas e reinvenções de mim mesma com pessoas tão queridas e poder contar com o apoio delas foi fundamental. Obrigada por tudo, à todos que de alguma forma participaram disso. Espero comemorar com esse sentimento de vitória muitos outros anos de vida nova.


É isso!!

4 comentários:

Mirela Dias disse...

Van, Parabéns! Você merece toda a alegria que esse novo estilo de vida te trouxe, afinal você é a que se esforçou e conquistou todo esse mérito. Um beijão.

Nati W. disse...

Tenho crtz que vc colherá felicidade!

A Fim de Viver disse...

Muito obrigada, meninas!!!! Estamos juntas!

Sara Raquel disse...

Nunca vi um blog tão verdadeiro! Sem falsos incentivos, sem falsas modéstias... Lindo texto, lindas palavras, adoro todos os seus posts sem exceções. Farei minha cirurgia daqui uma semana e com certeza, vou ler seu blog do começo ao fim rsrsrs
Obrigada por ser sempre sincera!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...