domingo, 4 de janeiro de 2015

Ano Novo 2015 - 1 ano 9 meses

2015

No fim do ano de 2013 eu tive pela primeira vez a estranhíssima sensação de não-frustração e de não necessidade de fazer a promessa de "ano que vem começarei a dieta milagrosa". Isso porque eu estava em uma disciplina inexplicável, inacreditável, invejável, maravilhosa e sem precedentes. 
Isso tudo acabou logo depois que eu completei um ano de cirurgia, em 20/03/2014. Voltei a tomar a minha cervejinha que, mesmo antes da cirurgia (ou seja, sem sermões pré-formatados), é meu calcanhar de Aquiles. Tudo isso rapidamente se agravou pois veio a tona a minha compulsão. Sou extremamente compulsiva. E nunca tendo vomitado, conseguindo comer quantidades normais ou mais que pessoas não operadas, enfim... Imagina o estrago, né? 
Chegou a Copa do mundo no Brasil e eu tive a brilhante ideia (desculpa esfarrapada) de liberar geral nesse período e depois dela, retornar à disciplina de antes para voltar ao peso. Mas eu não consegui voltar à disciplina de antes. Não recuperei o peso de anterior até hoje.
Por recomendação da minha terapeuta anterior, estou passando por uma outra psicóloga especialista em transtornos alimentares e por recomendação desta e em conjunto com um psiquiatra especialista em compulsão alimentar. Graças a isso, percebo o quão difícil é minha relação com a comida. O quanto eu resisto, o quanto eu luto contra a ação da medicação. O quanto eu não conheço outra forma de viver se não for comendo, comendo, comendo... e assim faço de tudo para permanecer.
Nesse fim de ano, acabei não fazendo nenhuma resolução específica também. O que, no fundo, no fundo, passa um sopro (que chega quase ser um pensamento) de culpa por isso. Eu talvez devesse fazer uma resolução para voltar à disciplina. Pelo menos tentar voltar à ela gradativamente agora que o Dr passou uma medicação que está me ajudando bem mais. Fazer, de fato, os exercícios da terapia. E me esforçar para controlar essa doença e vencer a obesidade da cabeça.
Hoje é dia 04/01 e amanhã é a primeira segunda-feira do ano. Para seguir esse clássico do dia internacional da dieta (rs), que nesse caso vai ser uma volta à reeducação alimentar, sem contagem de calorias.. Talvez fosse uma boa forma de começar. Acabei de ter essa ideia, ao escrever aqui.
Aliás, um dos exercícios da terapia, seria procurar outros prazeres e por que não, voltar a escrever aqui no blog. Externalizar um pouco das coisas que estão acontecendo.
Eu só espero (exijo, na verdade) que aqui não haja nenhum tipo de julgamento. Aqui é um espaço de pessoas que tenham os mesmos tipos de problema ou, no mínimo, pessoas que respeitem. Tô de saco cheio (desculpem, mas é essa a expressão) de me colocar em grupos e ser censurada (literalmente) por pessoas que querem viver de aparência como se tudo fossem só flores.

Bom, deixa eu pensar em uma meta alimentar possível para essa semana..
Não beber cerveja até sexta. No máximo vinho. Ou seja, vou poder beber cerveja só a partir de sexta. Até lá, no máximo vinho. E olha que minha geladeira está lotada, hein?
=)

Beijos e que 2015 seja melhor que 2014!


3 comentários:

Nova mulher disse...

oi
eu sempre li seu blog e sempre me enxerguei nos seus surtos de compulsão, dava pra sentir seu desespero quando vc escrevia sobre as claras no microondas...

fiquei mt triste em ver que vc n postava mais nada e passei a imaginar o pq disso e pensei exatamente no aumento da compulsao,,,,

eu queria reduzir o estomago a uns anos atras, estava obcecada com isso e meu marido que me conhece me proibiu pq na epoca ele temeu q eu operasse e depois tivesse esses surtos e estourasse meu estomago, dai eu optei por malhar e reduzir, ja emagreci 26 quilos e preciso de mais 9 . mas a cada dia é mais dificil continuar pois me sinto fraca e cansada de tudo....

Tenha fé e muita força minha querida, pois nao é facil mas a gente sabe que no fundo é melhor travar essa batalha contra nos mesmas do que contra o espelho.

não tenha vergonha nem medo de vir aqui e mostrar a verdade pois digo por mim que eu tenho mt orgulho de quem tem coragem de mostrar como as coisas realmente são....

bj grande

Karina Freitas disse...

Que bom que voltou!!! Acompanhei o seu blog e adorei! Vc é sincera e eu te admiro! Fiz a minha cirurgia há 4 meses, e as vezes tenho a compulsão pela comida, me bate um desespero porque só fazem 4 meses e eu ja sai da dieta... Final de ano... Não resisti... Mas ontem voltei a pegar firme de novo... Se Deus quiser vai dar certo p vc e para mim! Bjus

A Fim de Viver disse...

Meninas, fico muito feliz com o comentário de vocês e tenho muito (muito) a dizer sobre tudo, tantos pensamentos me vieram à mente. Com certeza essa proza continuará para termos oportunidade de detalharmos cada ponto. Bjos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...